Missão Solidária Marista promove jornada de transformação e esperança com os jovens pelo Brasil

Estudantes do 9°ano EF ao Ensino Médio e ex-alunos do Marista Brasil realizam um movimento de ações sociotransformadoras que fortalecem o trabalho voluntário em rede
Fazer acontecer uma realidade nova, bonita e melhor para todos. Julho é o mês de recesso escolar, porém, concentra uma intensa programação para estudantes do 9°ano EF ao Ensino Médio e ex-alunos do Marista Brasil que voluntariamente optam por um “verdadeiro itinerário de encontro com o outro do jeito como Maria pensou”. Isso porque é justamente nessa época que os Colégios e Escolas Maristas realizam as ações do Missão Solidária Marista (MSM), envolvendo várias regiões do país em prol de ações sócio transformadoras relacionadas a diferentes experiências e ações práticas de voluntariado.
O Missão Solidária reúne 1200 jovens, educadores, colaboradores e Irmãos Maristas de todo o Brasil. Keles de Lima, coordenador de evangelização do Marista Brasil, destaca a potência transformadora da iniciativa. “Ao ser realizada em comunidades diversas espalhadas no território brasileiro, envolvendo 1.200 estudantes em média, os jovens experimentam a força transformadora da escuta, do serviço e da sua presença significativa em toda programação realizada seja nas visitas, formações, celebrações, espiritualidades, oficinas com as comunidades”, explica.
O objetivo é promover o amadurecimento da fé e da cidadania. Durante cinco dias em cada local, os participantes desenvolvem atividades como revitalização de espaços públicos, oficinas com crianças e jovens, pintura de igrejas e ações ambientais. Neste ano, as benfeitorias da missão acontecem em duas modalidades, local e regional, abrangendo seis cidades: Recife (PE), São Paulo (SP), Fazenda Rio Grande (PR), Rio Grande (RS), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), entre maio e outubro. Em cada local, os participantes desenvolvem atividades como revitalização de espaços públicos, oficinas com crianças e jovens, pintura de igrejas e ações ambientais. “O Missão está pautada na educação para a solidariedade, por meio da vivência e participação dos estudantes como voluntários em diversos contextos.
Essas atividades podem ocorrer tanto em unidades maristas, como escolas sociais, quanto em outros espaços distribuídos pelo território brasileiro. A riqueza do Missão ultrapassa os muros, muitos estudantes acabam criando vínculos com a instituição ou junto com as crianças, ou junto com as famílias após isso”, comenta o assessor de Identidade, Missão e Vocação da Regional Brasília do Marista Brasil, João Carlos de Paula.
No Centro Social Santo Aníbal, no Guará 2, bairro do Distrito Federal (DF), e sob o mote de “Cidadãos da Esperança”, o Missão envolverá cinco estudantes do Marista Champagnat – Taguatinga e 39 do Marista de Brasília, além de 80 ex-alunos que agora são universitários para realizar um cronograma de trabalhos entre os dias 14 e 18 de julho. O ex-aluno Danilo Correia será um dos veteranos participantes e com uma responsabilidade diferente na edição 2025 do Missão. Ele fará parte da organização. Para ele, o poder transformador do Missão segue vivo em sua memória. “Não existe uma forma melhor de você estar ao lado das pessoas do que estando fisicamente, ali fazendo um ato de amor por ela. Em 2023, foi uma experiência muito forte no sentido espiritual da minha fé, eu me aprofundei muito nos valores e no carisma do Marista e, enfim, foi uma experiência que até hoje, eu trago com muito carinho, em todo lugar que eu vou no meu coração”, recomenda. “Agora eu estou tendo a oportunidade de voltar para o Missão Solidária Marista, mas na parte da organização e está sendo igualmente especial, está sendo um prazer e realmente um presente. Para uma vivência que me deixou tão transformado e que eu trago comigo até hoje”, destaca.
Mesclando experiência com o sabor da primeira vez, a estudante e Integrante da Pastoral Juvenil Marista (PJM), Giovana Oliveira de Jesus, do Marista Goiânia está na contagem regressiva para poder participar de tudo que puder dentro das ações programadas pelo Missão para o Centro Social Santo Aníbal. Ela participa de tudo que pode dentre os projetos sociais e acadêmicos promovidos pelo Marista Goiânia. “Atuamos em temas como o reflorestamento da cidade, o estudo teórico sobre as emoções na juventude e a criação de soluções biossustentáveis para o colégio, como uma maquete de estação de tratamento de esgoto”, conta.
Férias solidárias
Partindo de Florianópolis-SC, Ana Clara e colegas do Marista Escola Social Lucia Mayvorne optaram por viver uma experiência que vai além do descanso tradicional. “Escolho dedicar minhas férias a essa atividade voluntária porque, além de ser um jeito concreto de viver os valores maristas, acredito que sair da rotina e realizar atividades em lugares novos é uma forma diferente de descansar”, compartilha a jovem de 17 anos. Na edição 2025, uma das sedes da ação é em Fazenda Rio Grande-PR, no Marista Escola Social Irmão Henri, onde terão atividades como a pintura da Igreja Santa Edwiges, oficinas recreativas com crianças da comunidade Santa Clara e uma caminhada de integração com as famílias locais. Ana Clara reflete sobre o impacto da experiência. “Essas ações me ajudam a perceber que o trabalho voluntário nos transforma mais do que transformamos o território. Mas é profundamente gratificante poder contribuir, mesmo que de maneira simples, com a comunidade que irá nos acolher.
Participar da Missão é sair de si para encontrar sentido no outro”, diz. “É com muita alegria e esperança, que acolhemos a Missão em nossa escola, certos de que essa experiência fortalecerá o espírito de fraternidade, fé e transformação social entre os jovens.”, destaca a diretora do Marista Escola Social Irmão Henri, escola anfitriã desta edição, Geliane Quemelo.
Para o coordenador de pastoral do Colégio Marista Paranaense, Jean Marcos Gregol Gwiazdecki, que também estará presente nas ações, essa é uma oportunidade de despertar o olhar dos estudantes para a solidariedade. “É uma atividade pedagógica e de solidariedade que desperta o estudante para uma vivência mais fraterna. É uma troca: eles vão com a intenção de ajudar, mas voltam transformados pelo vínculo com a comunidade. É um momento de escuta, de construção de laços e de aprendizado real sobre o que é justiça social”, destaca.
Sobre o Marista Brasil
O Marista Brasil é uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo cerca de 100 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org/.